segunda-feira, 15 de abril de 2013

Problemas com a balança.


Fotografia: whirschi, no Flickr.

Oi pessoal! Se você começou a ler este post, com certeza é porque você se identificou com o título, certo? Pois é. Tanto meninos quanto meninas tem problemas com a balança. Mesmo que muitos tentem esconder, todo mundo é um pouco "psicótico" quando o assunto é peso.

Pra quem já leu esse post aqui, sabe que eu perdi muitos e muitos kilos. Eu cheguei a ter obesidade grau I com apenas 15 anos de idade. Hoje, graças a muito esforço e força de vontade, eu estou no peso correto e minha saúde está perfeita.

Os problemas com a balança geralmente começam a acontecer quando nos tornamos adolescentes. Foi o que aconteceu comigo. Nunca me importei muito com a minha aparência ou peso, mesmo sabendo que isso me havia me dado alguns problemas de saúde e que minha aparência não estava nada agradável. Mas, assim que mudei de colégio pra cursar o primeiro ano do ensino médio... Eu mudei totalmente. Me comparava à outras meninas o tempo todo. "Eles são tão magrinhos", "todos são tão bonitos...". Comecei a me sentir mal. Apesar de ter amigos e gostar de conversar e fazer novas amizades, comecei a pensar que minha aparência não me permitiria fazer mais amigos e me enturmar com as novas turmas do colégio, afinal, a mlkda é f*da. Se você tem algo de diferente, algo que não agrade a todos, você se torna motivo de piadas. Não queria passar por isso. Via esse tipo de coisa acontecer com outras pessoas e não achava nada legal, não queria que acontecesse comigo.

Enfim, comecei a emagrecer e blablabla (se você quiser saber da minha história é só ler esse post aqui) e acabei percebendo que ser magra não é sinônimo de felicidade. Quando você tem problemas em aceitar a si mesmo, uma baixa auto estima, não importa se você é a pessoa mais maravilhosa deste mundo, você nunca vai gostar de quem você é.

O que quero concluir com este post, é que muitas pessoas tem problemas com a balança sendo que, na verdade, o real problema não é o número que ela mostra ou a aparência que você tem e sim o jeito que você vê a si mesmo. Eu ainda trabalho na minha aceitação, não é nada fácil. Quando você passa anos "odiando" o que você vê no espelho, é difícil sua opinião sobre si mesmo mudar junto com o seu corpo. Não importa se você é magro, gordo, está em fase de engorda ou de emagrecimento... A minha dica é que vocês trabalhem, desde o início, a sua auto estima, pois ela é um dos fatores mais importantes na sua mudança. E, talvez, seja o próprio problema. Algumas pessoas acham que estão gordas ou magras demais quando, na verdade, o problema é a maneira que elas veem si mesmas. Não se compare com as pessoas, não desanime com o número que você vê na balança... Apenas se olhe no espelho e diga a si mesmo todas as coisas que você mais gosta em si mesmo. Pode ter certeza que, com o tempo, a balança não vai ser mais um problema pra você ou, talvez, torne-se um problema menor. Quanto mais alta a sua auto estima, mais sucesso você terá em seus objetivos como emagrecer ou ganhar peso ou, apenas, passará a se gostar e se aceitar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário